Esta lista de exercícios de Atomística foca na diferenciação entre átomos neutros e íons. As questões abordam o cálculo do número de partículas subatômicas (prótons, nêutrons e elétrons) em cátions e ânions, e a relação entre número atômico e número de massa.
01. (PUC-RS) Durante o verão, verificam-se habitualmente tempestades em muitas regiões do Brasil. São chuvas intensas e de curta duração, acompanhadas muitas vezes de raios. No litoral, essas tempestades constituem um risco para os banhistas, pois a água salgada é eletricamente condutora. Isso se explica pelo fato de a água salgada conter grande quantidade de _________, como Na+ e Cl−, livres para transportar carga elétrica no meio. Uma maneira de liberar essas partículas é dissolver sal de cozinha em um copo de água. Nesse processo, os _________ existentes no sal sofrem _________.
As expressões que completam corretamente o texto são respectivamente:
02. (Famerp-SP) O íon
03. (IFSP) O elemento químico Mg (magnésio), de número atômico 12, é um micronutriente indispensável para a realização de fotossíntese, sob a forma de íons Mg2+. Pode-se afirmar que o número de prótons e o número de elétrons presentes no íon Mg2+ são, respectivamente,
04. (UDESC) Após a realização de uma série de experimentos foi detectado um íon Q Assinale a alternativa que contém, sequencialmente, o elemento Q e seu número atômico.
05. (FUCMT-MT) O íon de
06. (Unicastelo-SP)
Lítio (do grego lithos – pedra) Foi descoberto por Johan August Arfwedson em 1817, no desenvolvimento de um processo de análise do mineral de fórmula LiAl(Si2O6). Posteriormente, descobriu-se lítio em outros minerais. Em 1818, G. Gmelin percebeu que os sais de lítio quando queimavam produziam chama vermelho-brilhante. O elemento lítio aparece em algumas águas minerais e em minerais como a lepidolita, o espodumênio, a petalita e outros. O isótopo natural 6Li corresponde a 7,5% do total de lítio na natureza. Na forma metálica, reage violentamente com a água, produzindo hidróxido de lítio, LiOH, liberando o gás hidrogênio, que é totalmente inflamável. O lítio é usado há mais de 140 anos na medicina como antidepressivo e antirreumático. O carbonato de lítio (Li2CO3) é o princípio ativo de remédios para controle da psicose maníacodepressiva (PMD). O tratamento com sais de lítio é denominado litioterapia. As pilhas de lítio recarregáveis são leves e oferecem alta densidade de carga. Utiliza-se a de lítio-iodo em marca-passos. (Delmo Santiago Vaitsman et al. Para que servem os elementos químicos, 2001. Adaptado.) Em todos os compostos de lítio indicados no texto, esse elemento encontra-se sob a forma de:
07. (Fuvest) O número de elétrons do cátion X
08. (FEI-SP) Um cátion metálico trivalente tem 76 elétrons e 118 nêutrons. O átomo do elemento químico, do qual se originou, tem número atômico e número de massa, respectivamente:
09. (UFLA) Um íon de um elemento químico possui 46 elétrons, 62 nêutrons e carga elétrica igual a +1. As alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:
10. (Udesc) Um íon de carga +2 possui 33 elétrons. O seu número de nêutrons é duas unidades maior que o número de prótons. O número de massa do elemento correspondente será: