Esta lista de exercícios de Glicídios ou Carboidratos aborda temas como política do café com leite.
1. (UEMA) Os glicídios são as principais fontes de energia diária para seres humanos e são classificados em monossacarídios, oligossacarídios e polissacarídios, de acordo com o tamanho da molécula. Polissacarídios são polímeros de glicose constituídos fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio que desempenham diversas funções essenciais ao bom funcionamento do organismo. Os polissacarídios mais conhecidos são o glicogênio, a celulose, o amido e a quitina.
As funções atribuídas a essas moléculas são, respectivamente
2. (Unifor-CE) – As fibras musculares estriadas armazenam um carboidrato a partir do qual se obtém energia para a contração. Essa substância de reserva se encontra na forma de:
3. (UDESC) Na composição química das células, um constituinte de extrema importância são os glicídios, também chamados de açúcares ou carboidratos.
Analise as proposições com relação a estas moléculas.
I. Algumas são a fonte primária de energia para as células, e outras atuam como reserva desta energia.
II. Alguns glicídios são importantes para a formação dos ácidos nucleicos.
III. Como exemplo destas moléculas pode-se citar a glicose, o amido, o glicogênio e a celulose.
IV. Além de função energética, elas podem ter papel estrutural em algumas células
04. (UERJ) As principais reservas de energia dos mamíferos são, em primeiro lugar, as gorduras e, em segundo lugar, um tipo de açúcar, o glicogênio. O glicogênio, porém, tem uma vantagem, para o organismo, em relação às gorduras.
Essa vantagem está associada ao fato de o glicogênio apresentar, no organismo, maior capacidade de:
05. (PUCCamp) Nossa dieta é bastante equilibrada em termos de proteínas, carboidratos e gorduras, mas deixa a desejar em micronutrientes e vitaminas. “O brasileiro consome 400 miligramas de cálcio por dia, quando a recomendação internacional é de 1 200 miligramas,”(…). É um problema cultural, mais do que socioeconômico, já que os mais abastados, das classes A e B, ingerem cerca da metade de cálcio que deveriam.
(Revista Pesquisa Fapesp, junho de 2010, p. 56)
A glicose e a sacarose são carboidratos que, pela decomposição térmica total, produzem
06. (UFSM) Durante a caminhada dos escoteiros, o gasto energético foi grande. Estavam avisados de que o passeio seria cansativo, por isso muitos levaram barrinhas de cereais, mas alguns não tinha levado nada e precisaram utilizar suas próprias reservas de energia. Essa reserva estava armazenada em seu organismo em forma de:
07. (PUC-Campinas) O amido, um carboidrato presente em grande quantidade na farinha, é a principal forma de armazenamento de energia das plantas, ocorrendo principalmente nas raízes, frutos e sementes. Nos mamíferos, a reserva de carboidratos que corresponde ao amido:
08. (Faap-SP) A celulose é um carboidrato, um polissacarídeo de origem vegetal e com função estrutural. É um componente presente em todos os alimentos de origem vegetal. Os seres humanos não são capazes de digerir as fibras de celulose, porém elas são importantíssimas, pois:
09. (UFPE) Amido, sacarose e glicogênio são polissacarídeos que, apesar de serem constituídos pelas mesmas unidades (moléculas de glicose), apresentam diferença quanto ao tipo de ligação entre as glicoses e à conformação espacial das moléculas. Na figura abaixo, 1, 2 e 3 indicam, respectivamente, locais onde são encontrados os polissacarídeos
10. (UPE) Leia o texto abaixo:
História e variações do cuscuz
O kuz-kuz ou alcuzcuz nasceu na África setentrional.
Inicialmente, feito pelos mouros com arroz ou sorgo, o prato se espalhou pelo mundo no século XVI, sendo feito com milho americano. No Brasil, a iguaria foi trazida pelos portugueses na fase colonial. Estava presente apenas nas mesas das famílias mais pobres e era a base da alimentação dos negros. Em São Paulo e Minas Gerais, o prato se transformou em uma refeição mais substancial, recheado com camarão, peixe ou frango e molho de tomate. No Nordeste, a massa de milho feita com fubá é temperada com sal, cozida no vapor e umedecida com leite de coco com ou sem açúcar
Fonte:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Delícia da culinária da nossa terra, o cuscuz feito de milho é rico em \\\\\\\\\\\\\\.
11. (UECE) Nas Olimpíadas de Pequim, atletas brasileiros competiram e trouxeram medalhas para o nosso país.
Para realizar atividades físicas dessa natureza, os atletas gastam muita energia. Assim, antes das competições, os atletas devem consumir preferencialmente alimentos ricos em
12. (UFT) Os monossacarídeos se unem através de ligações glicosídicas formando os polissacarídeos, polímeros de alta massa molecular. Esses polímeros têm vasta distribuição na natureza e são constituintes essenciais de todos os organismos vivos. Ocorrem em algas, bactérias e fungos, vegetais superiores e animais, possuindo funções variadas nesses sistemas biológicos. Os polissacarídeos mais comuns são o amido, o glicogênio e a celulose.
Sobre estes polissacarídeos, assinale a alternativa INCORRETA:
13. (UEA - SIS) Nos seres vivos, os glicídios atuam principalmente como fonte energética, mas, quando estão em sua forma polimerizada, também podem armazenar energia.
Os glicídios que atuam como armazenadores energéticos são:
14. (PUCCamp) O amido, um carboidrato presente em grande quantidade na farinha, é a principal forma de armazenamento de energia das plantas, ocorrendo principalmente nas raízes, frutos e sementes.
Nos mamíferos, a reserva de carboidratos que corresponde ao amido
15. (ENEM PPL 2022) Os fabricantes de bebidas só podem chamar de suco de frutas os produtos que tiverem cerca de 50% de polpa, a parte comestível da fruta. Já o néctar de frutas, que tem adição de açúcar, possui entre 20% e 30% de polpa de frutas. O número de calorias dessas bebidas é equivalente, o que muda são a quantidade e a qualidade do açúcar.
Revista Super. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado).
A qualidade e a quantidade de açúcares presentes nessas bebidas, de uma mesma fruta, diferem, pois
16. (UEMA) Os glicídios são as principais fontes de energia diária para seres humanos e são classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos, de acordo com o tamanho da molécula. Polissacarídeos são polímeros de glicose constituídos fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio que desempenham diversas funções essenciais ao bom funcionamento do organismo. Os polissacarídeos mais conhecidos são o glicogênio, a celulose, o amido e a quitina.
As funções atribuídas a essas moléculas são, respectivamente,
17. (IFSul) A sacarose é produzida no Brasil por cristalização do caldo de cana e é utilizada na alimentação e na produção de álcool.
A hidrólise da sacarose produz
18. (UNEMAT) Carboidratos, que compreendem os açúcares e os lipídios, são substâncias orgânicas fundamentais para a vida.
De maneira geral, os açúcares e os lipídios estão relacionados com:
19. (URCA) Os polissacarídeos são glicídios constituídos por centenas ou mesmo milhares de monossacarídeos quimicamente ligados. Os Polissacarídeos são classificados como ________________, denominação que se dá as moléculas formadas pela repetição de diversas unidades idênticas, ou semelhantes, denominadas ______________. São exemplos de polissacarídeos o ____________, o _____________, a ______________ e a ________________.
Em sequência, as palavras que completam corretamente as informações sobre os Polissacarídeos são:
20. (UEA - SIS) Nos seres vivos, os glicídios atuam principalmente como fonte energética, mas, quando estão em sua forma polimerizada, também podem armazenar energia.
Os glicídios que atuam como armazenadores energéticos são: