Esta lista de exercícios sobre Qualidades do Som explora os conceitos de altura (frequência), intensidade (amplitude) e timbre (forma da onda) e como eles nos permitem distinguir diferentes sons.
01. (ACAFE) Analise as afirmações a seguir.
I. Dois instrumentos musicais diferentes são acionados e emitem uma mesma nota musical.
II. Dois instrumentos iguais estão emitindo uma mesma nota musical, porém com volumes (intensidades) diferentes.
III. Um mesmo instrumento é utilizado para emitir duas notas musicais diferentes
Assinale a principal característica que difere cada um dos dois sons emitidos nas situações I, II e III, respectivamente.
02. (UFRS) Quais as características das ondas sonoras que determinam, respectivamente, as sensações de altura e intensidade do som?
03. (EEAR) Um professor de música esbraveja com seu discípulo: “Você não é capaz de distinguir a mesma nota musical emitida por uma viola e por um violino!”. A qualidade do som que permite essa distinção à que se refere o professor é a (o)
04. (UFRGS) Dois sons no ar com a mesma altura diferem em intensidade. O mais intenso tem, tem relação ao outro,
05. (UCS) O ouvido humano distingue no som as seguintes qualidades: altura, intensidade e timbre. Abaixo, são apresentados três exemplos relacionados a essas qualidades.
1 – O barulho do tráfego na cidade é de aproximadamente 90dB, e o barulho de um avião a jato aterrissando é de 140 dB.
2 – O homem costuma emitir sons entre 100 e 200 Hz, e a mulher, sons entre 200 e 400 Hz. Dizemos, então, que a voz do homem é mais grave que a da mulher 3 – Uma mesma nota musical produz sensações diferentes quando emitida por um violino e por um piano.
Observando a ordem dos exemplos, assinale a alternativa que apresenta as qualidades correspondentes a cada um deles.
06. (Enem 2015) Ao ouvir uma flauta e um piano emitindo a mesma nota musical, consegue-se diferenciar esses instrumentos um do outro.
Essa diferenciação se deve principalmente ao(à)
07. (EEAR) Ao caminhar por uma calçada, um pedestre ouve o som da buzina de um ônibus, que passa na via ao lado e se afasta rapidamente. O pedestre observou nitidamente que quando o ônibus se afastou houve uma brusca variação na altura do som. Este efeito está relacionado ao fato de que houve variação:
08. (UFMG) A vibração das seis diferentes cordas de um violão produz ondas sonoras que se espalham através do ar. As cordas podem vibrar com maior ou menor amplitude. A amplitude de vibração de uma das cordas corresponde ao máximo afastamento dela em relação à posição que ela ocupava antes de vibrar. Sabe-se que, estando submetidas à mesma tensão, as cordas mais finas vibram mais vezes por segundo, isto é, vibram com maior frequência, enquanto as mais grossas vibram menos vezes por segundo, isto é, com menor frequência.
Considerando a qualidade dos sons produzidos pelas diferentes cordas de um violão, é CORRETO afirmar que uma corda ao produzir um som
09. (URCA) O som associado a uma nota musical (por exemplo, a nota dó) corresponde a uma onda sonora de uma determinada frequência. Esta onda corresponde a superposição das vibrações das partes materiais do instrumento musical, o que determina o perfil ou formato da onda sonora: isto corresponde ao timbre associado ao instrumento. Podemos dizer que:
10. (UCS) Uma pessoa está em uma biblioteca estudando. Embora a biblioteca esteja cheia de gente, o silêncio é total. Porém, a barriga da pessoa começa a roncar alto o que a deixa constrangida. Como possui noções de física das ondas, a pessoa, em sua penúria, desejou, como nunca, naquele momento