Esta lista de exercícios de Genética II aborda a síndrome metabólica, relacionando-a à obesidade e ao estilo de vida (alimentação e atividade física). Explora o metabolismo de carboidratos e lipídios, a importância da atividade física na prevenção e tratamento, e o papel de hormônios como o do crescimento (GH), catecolaminas e endorfinas durante o exercício.
01. (UNEMAT) A obesidade já pode ser considerada uma epidemia no Brasil. Segundo dados do IBGE, em 2010, quase metade da população brasileira acima dos 20 anos está com sobrepeso. Isso tem acarretado uma série de problemas de saúde conhecida como síndrome metabólica.
Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
02. (Faculdades Santo Agostinho) Tem sido demonstrada a necessidade de mudança no estilo de vida através de uma alimentação equilibrada e prática regular de atividade física para a prevenção e tratamento da síndrome metabólica. A inatividade física possui uma forte relação com a presença dos componentes dessa síndrome. Portanto, o exercício físico é um importante fator na sua prevenção e tratamento porque provoca modificações em uma série de respostas fisiológicas. As afirmativas a seguir mostram a relação entre alguns hormônios e exercício físico. Analise-as e assinale a alternativa CORRETA.